87% “gostam” de marcas no Facebook


O poder do social media é incrível: cerca de 50% dos consumidores considera a página de uma marca no Facebook mais útil que o seu site. A conclusão é de um estudo da empresa de estudos de mercado Lab42, que analisou a forma com os utilizadores interagem com as marcas na maior rede social de Mark Zuckerberg.

São vários os dados que podemos retirar deste estudo e todos eles estão resumidos na infografia que apresento de seguida. O primeiro deles é que 87% dos utilizadores “gostam” de marcas no Facebook, dos quais 82% olham para a rede social como um bom local para interagirem com as marcas (dentro destes 82%, 32% dizem que as marcas lhes dão mais atenção no Facebook).

O estudo refere ainda que 75% dos utilizadores se sente mais conectado com a marca no Facebook e 69% diz que só “gostou” de determinada marca porque um amigo o fez.

As maiores motivações para um determinado utilizador “gostar” de uma marca no Facebook são as promoções, os descontos e as ofertas. As interacções com as marcas baseam-se, pois, sobretudo na impressão de cupões, seguido-se o “gostar” e o comentar de publicações e, por último, o aprender sobre novos produtos.

46% dos utilizadores diz que “gosta” de uma marca sem, no entanto, ter intenções de alguma vez a comprar. Destes 52% fizeram-no para receber um produto grátis, 46% gostam da marca mas não a podem comprar e 24% tinham intenções de ajudar um amigo (por exemplo num passatempo realizado por essa marca).

Números à parte, este estudo, assim como muitos outros, vem provar a importância cada vez maior das redes sociais (o social media). As marcas tendem a apostar cada vez mais nestas plataformas de comunicação, que são, sem dúvidas, mais versáteis, simples e directas que o tradicional site. Entendo, no entanto, que este não deve ser posto de parte. É importante existir uma boa ligação entre o site e as redes sociais e o primeiro deve continuar a ser a porta de entrada das marcas no mundo online.

Previous A Web 2.0 no Upload Lisboa 2012
Next Depois dos pássaros, os porcos