WWDC 2012: últimos rumores


A poucos dias do início do WWDC 2012, os rumores sobre aquilo que a Apple tem preparado vão aumentado e tornando-se mais credíveis. iOS 6, OS X Moutain Lion, Apple TV, iCloud e Mac deverão ser os assuntos abordados por Tim Cook na conferência que decorrerá esta segunda-feira, 11 de Junho, a partir das 18 horas, em São Francisco.

O iOS 6 deverá ser um aperfeiçoamento do revolucionário iOS 5 lançado em 2011. Os rumores relativos ao novo sistema operativo para iPad, iPhone e iPod Touch são estes:

  • a Apple lança a sua própria aplicação de mapas, tornando-se independente do serviço Google Maps. Não deixará de fora a tecnologia 3D.
  • o Facebook é integrado no iOS, à semelhança do que já acontece com o Twitter. Recorde-se as palavras de Tim Cook sobre este assunto há umas semanas: “stay tuned”.
  • a Siri é aperfeiçoada, sendo introduzida no iPad. É ainda lançada a Siri API para que esta tecnologia possa ser usada por terceiros nas suas apps.
  • as apps embutidas no iOS são alvo de um redesign discreto, com recurso a uma palete de cores mais metálica (à semelhança do que é visível na app oficial do próprio WWDC). Por outras palavras, ainda não é desta que o iPad, o iPhone e o iPod Touch ganharão uma interface completamente renovada e mais personalizável.
  • iCloud Tabs, uma nova funcionalidade do iCloud – já presente nos previews do OS X Moutain Lion – que permite sincronizar os separadores do Safari entre Mac, iPad, iPhone e iPod Touch; por exemplo, um separador deixado aberto num Mac aparecerá aberto num iPad.
  • a funcionalidade “Do Not Disturb” já foi vista num preview do OS X Moutain Lion e chega ao iOS, permitindo desactivar de uma só vez todas as notificações e alertas.
  • o Safari ganha uma omnibar, juntando-se a barra de pesquisa e a barra de URL numa só.
  • uma nova app, denominada Organizer, que será uma espécie de “bolso virtual do utilizador”, guardando coisas comos cupões, informações de viagem, cartões de crédito, entre outras. O objectivo é ajudar nas compras e nas viagens.
Esta é a barra de navegação da app oficial do WWDC 2012, disponibilizada recentemente na App Store. O seu estilo metalizado pode vir a ser adoptado em todo o iOS 6.

Quando ao iCloud, espera-se a introdução no www.icloud.com das apps Reminders e Notes. Rumores recentes apontam para o lançamento da Apple TV SDK, permitindo aos programadores desenvolverem apps específicias para a Apple TV.

A Apple tem colocado à disposição dos programadores diversos previews do OS X Moutain Lion. As novidades do mais recente sistema operativo do Mac a ser posto à venda neste Verão já foram faladas neste blogue, mas novos rumores surgiram. Um primeiro indica que a Voice Dictation presente no novo iPad poderá chegar o Mac. O outro especula sobre a introdução da nova app iOS Maps no OS Mountain Lion.

Tem-se falado ainda de uma actualização do hardware Mac. Um renovado Mac Pro, actualizações nas linhas Air e Pro do MacBook e um “novo MacBook” poderão ser algumas das novidades. Espera-se ainda a descontinuação do MacBook Pro de 17 polegadas e a redução da espessura dos modelos de 13 e de 15. A introdução do USB 3.0 é outra possibilidade.

O “novo MacBook” adoptaria Retina Display, não teria disco óptico, teria uma bateria mais duradora, etc. Estaria disponível nos modelos de 11, 13 e 15 polegadas. Caso este “novo MacBook” se torne num sucesso de vendas, é provável a descontinuação do MacBook Pro.

Previous Tim Cook em entrevista: "We're going to double down on secrecy on products. I'm serious."
Next Um MacBook Pro com Retina Display