WWDC 2012: o novo iOS 6


Chega neste Outono com milhares de novidades. O novo sistema operativo para o iPad, o iPhone e o iPod Touch tem integração do Facebook, uma Siri melhorada, um novo sistema de mapas, Facetime nas redes móveis, Passbook e Photo Streams partilhados são algumas das novidades.

A Siri, que chegará ao iPad (o de terceira geração apenas), tornar-se-á mais funcional, podendo ser utilizada não só para consultar horários de filmes, saber resultados de jogos ou reservar uma mesa no restaurante, mas também abrir aplicações, fazer um tweet ou postar no Facebook. Foi ainda aumentado o leque de idiomas suportados pela Siri, mas o Português ficou de fora.

As novidades da Siri não se ficaram por aqui. A Apple anunciou estar a trabalhar com alguns fabricantes de automóveis (são eles BMW, General Motors, Mercedes-Benz, Land Rover, Jaguar, Audi, Toyota, Chrysler e Honda) para integrar a Siri na condução. É o nascer de uma nova geração do kit de mãos-livres. Fazer uma chamada, escrever uma mensagem, obter direcções ou procurar uma informação no Calendário enquanto se está a conduzir passará a ser completamente seguro.

O Facebook passará a estar integrado no sistema operativo, à semelhança do que acontece com o Twitter. Os amigos aparecerão no Contactos, os aniversários no Calendário e as notificações no Notification Center.

No Telefone será possível enviar mensagens pré-escritas quando não é possível atender uma chamada (o Android já faz isto há algum tempo) e definir lembretes para essa chamada. O utilizador será, assim, lembrado da chamada não atendida uma hora depois, quando sair, quando chegar a casa ou quando chegar ao trabalho, consoante a escolha. Foi também criada a funcionalidade “Do Not Disturb”, que permitirá desligar todas as notificações e alertas durante um determinado tempo, sendo possível criar exceções.

O Passbook é uma nova app, que permitirá guardar bilhetes, cartões, cupões ou tudo o que tenha um QR Code ou código de barras. Funcionará, no fundo, como um “bolso virtual” com direito a notificações em tempo real e a integração com o Notification Center.

A nova app Maps deixa de lado o Google Maps, criando a Apple o seu próprio serviço de mapeamento e navegação. Terá informação de trânsito em tempo real, navegação turn-by-turn, estará integração com o Siri e poderá funcionar em modo Flyover (modelos 3D).

O Facetime poderá ser utilizado finalmente na rede 3G, o Safari terá iCloud Tabs e Reading Lists offline (tal como na versão OS X), será possível partilhar Photo Stream‘s, o Mail recebe o VIP’s (também disponível no OS X) e outros melhoramentos (como as fotos e os vídeos serem apresentados inline, isto é, no corpo das mensagens).

O iOS 6 é uma actualização gratuita e estará disponível no iPhone 4S, 4 e 3GS (surpreendentemente), no novo iPad e no iPad 2 e no iPod Touch de quarta geração.

Previous OS X Mountain Lion chega em Julho
Next Samsung Galaxy SIII supera iPhone