O Twitter e a App Store


Mais de 400 milhões de contas registadas com cartão de crédito, mais de 30 mil milhões de downloads e mais de 650 mil aplicações disponíveis, das quais 225 mil são feitas especificamente para o iPad. Foi com estes números relativos à App Store do iOS que Tim Cook abriu o último WWDC.

Feitas as contas, estes são números que denotam um importante crescimento da App Store, tornando-a na maior loja digital do Mundo, uma loja que está disponível em 152 países. No ano passado, esta loja tinha 225 milhões de contas registadas com cartão de crédito e era a casa de apenas 425 aplicações, das quais só 90 eram desenvolvidas para o iPad. E se até 2011 tinham sido feitos 14 mil milhões de downloads na App Store desde o seu nascimento em 2008, hoje o número de downloads já é superior aos 30 mil milhões. Este foi provavelmente o crescimento mais notável da loja de apps da Apple para iPad, iPhone e iPod Touch.

Note-se que o Google Play, que serve os dispositivos Android, tem pouco mais do que 15 mil milhões de aplicações, um número muito pequeno quando colocado ao lado do da App Store da Apple, que tem uma comunicação muito forte nas redes sociais como o Twitter.

O Twitter deu recentemente dois passos importantes para quem trabalha marcas: páginas e tweets extendidos. A expansão de tweets (válida para páginas e perfis pessoais) permite ver mais conteúdo, como vídeos, recortes de notícias ou pré-visualizações de sites. As páginas oferecem a possibilidade de promover tweets, aparecendo estes no topo (uma funcionalidade semelhante ao pin de posts no facebook) e ter uma espécie de imagem de capa ou banner por debaixo do perfil.

A página da App Store no Twitter tem este agradável aspecto.

Add caption

Ao lado deixo um exemplo de um tweet expandido, que remete para uma aplicação na App Store. É possível ler algumas informações sobre essa mesma aplicação e ainda ter acesso a algumas pré-visualizações. Isto tudo sem sair do próprio Twitter!

Apesar de muitas vezes esquecido, o Twitter mostra-se hoje, mais do que nunca, como uma excelente solução para as empresas e para as marcas, a par do Facebook e do Google+. Apesar do spam, o Twitter, pela sua simplicidade, maturidade e usabilidade, é também uma das minhas redes sociais favoritas.

Previous Leão de Bronze em Cannes para a Torke
Next Como ter o iOS 6 no Android