Nexus Q é “social streaming” de música e vídeo


Anunciado ontem pela Google como um primeiro “social streaming media player” do Mundo, o Nexus Q é um equipamento pequeno, redondo e elegante que leva o entretenimento do Google Play para a sala de estar. Música, filmes, vídeos do Youtube, programas de TV e mais saíem de um smartphone ou de um tablet Android e entram nas colunas stereo ou no ecã HD da televisão lá de casa.

Desenhado e concebido apenas pela Google, o Nexus Q é controlado através de um ou mais dispositivos Android e funciona através da nuvem. Sem sincronização, sem downloads, sem espaço de armazenamento ocupado no aparelho. Está disponível nos EUA por cerca de 299 dólares.

Através das apps Google Play Music, Google Play Movies, Google Play TV Shows e Youtube num tablet ou smartphone Android controla-se aquilo que o Nexus Q irá transmitir nas colunas ou na televisão da sala de estar. Qualquer pessoa pode juntar-se à festa e adicionar a sua música, os seus filmes e os seus vídeos ao mix e escolher aquilo que será repoduzido, bastando para tal ter os seus dispositivos ligados à mesma rede wi-fi. É ainda possível ter múltiplos dispositivos Nexus Q numa mesma casa.

O Nexus Q mostra-se, assim, como uma forte alternativa à Apple TV e ao AirPlay da Apple. Infelizmente o Google Play não está totalmente disponível em Portugal, pelo que este aparelho se mostrará inútil por cá, funcionando apenas com os vídeos do Youtube.

Previous Tablet Nexus 7 tem o melhor do Google
Next Social Media Day 2012