Jelly Bean no Google I/O 2012?


O Google I/O 2012 arranca hoje e decorre até dia 29. A conferência de programadores da Google acontece no Moscone Center, em São Francisco, e promete muitas novidades. Espera-se, por exemplo, a apresentação da nova geração do Android, o sistema operativo da Google para dispositivos mobile, e ainda de um tablet Google Nexus de 7 polegadas.

Depois do Cupcake, do Donut, do Eclair, do Froyo, do Gingerbread, do Honeycomb e do Ice Cream Sandwich, aguarda-se agora o Jelly Bean, aquele que poderá ser a próxima versão do Android. Não se sabe ao certo se será este o seu nome, nem tão pouco se ficará conhecido como Android 4.1 ou Android 5.0. O Ice Scream Sandwich, recorde-se, foi lançado em 2011 numa tentativa de unificar o mobile anteriomente dividido entre o Gingerbread (para smartphones) e o Honeycomb (para tablets).

Não se sabe o que trará este Jelly Bean de novo; contudo, existe uma série de coisas que pessoalmente gostaria de ver anunciadas pelo Google.

O Ch Uma única aplicação de mensagens. Actualmente, o Android vem com três aplicações para troca de mensagens escritas, de imagens ou de vídeos: o Google Talk, que também oferece chamadas de voz ou de vídeo, o Google+ Messenger, que inclui também o Google+ Hangouts, e a aplicação nativa para envio e recepção de SMS/MMS. Seria interessante existe uma só aplicação para as mensagens, ou, pelo menos, a fusão entre o Google Talk e o Google+ Messenger.

O Ch Um assistente de voz. No Ice Scream Sandwich é possível usar a voz para realizar uma pesquisa na web, escrever uma mensagem, navegar no mapa ou até postar nas redes sociais. Contudo, o Android não tem um verdadeiro assistente de voz. O iOS tem a poderosa Siri e o Samsung Galaxy SIII vem com uma muito rudimentar S Voice. Especula-se que o Google está a trabalhar no seu próprio assistente de voz, com o nome de código Majel. Introduzir este Majel no Jelly Bean seria inteligente em termos de timing.

O Chrome no mobile. O Chrome no desktop continua a ganhar quota de mercado aos concorrentes. No entanto, o browser do Google ainda não está implementado por defeito no Android. Existe uma versão beta, mas só para utilizadores do Ice Scream Sandwich. Introduzir o Chrome como browser nativo no Jelly Bean seria mais um ponto a favor do Google.

Previous Fotografia silenciosa
Next Adeus, iOS 6 e Siri