Renováveis representaram 57% do consumo de electricidade em 2016 em Portugal


No último ano, as energias renováveis asseguraram mais de metade do abastecimento eléctrico em Portugal e ainda permitiram exportação, segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais.

A produção de energia renovável garantiu mais 57% do consumo de electricidade em Portugal em 2016. A energia hídrica foi a principal fonte de geração de electricidade, tendo a produtibilidade hidroelétrica atingido mesmo o segundo valor mais elevado de sempre desde que há registos (1971).

A produção renovável distribuiu-se entre energia hidráulica (28%), eólica (22%), biomassa (5%) e fotovoltaica (1,4%). Já a produção não renovável abasteceu 43% do consumo, repartida entre carvão e gás natural. Quanto às exportações, no total de 2016, foi exportado o equivalente a 10% do consumo nacional.

De acordo com a REN, o consumo de electricidade atingiu em 2016 o valor mais elevado dos últimos 5 anos. Foi registada uma subida anual de 0,6%. Apesar deste aumento, 2010 mantém-se como o ano em que foram atingidos valores recorde.

Recorde-se que, em Maio de 2016, Portugal funcionou durante quatro dias consecutivos à base de chuva e de vento. Sem recorrer a nenhuma fonte de produção de electricidade não-renovável.

Previous Esta extensão permite-te saber o que o Facebook sabe sobre as tuas fotos
Next As aplicações mais populares em 2016 são todas da Google ou do Facebook