Com este acessório, o teu MacBook ganha um ecrã táctil

Produto foi apresentado e premiado na CES, em Las Vegas.

Até hoje, a Apple não lançou nenhum computador com ecrã táctil, tendo a maior aproximação a essa experiência sido a Touch Bar na nova geração de MacBook Pro. Do lado da Microsoft, não há nenhum produto da linha Surface que não tenha um ecrã táctil (nem mesmo o Studio) e o sistema operativo Windows 10 foi pensado para poder ser mexido com o dedo com a mesma facilidade com que é usado com rato e teclado.

A opção por parte da Apple de não faz MacBooks tácteis é isso mesmo: uma opção. Em 2010, aquando da apresentação do iPad, Steve Jobs deu uma explicação. A Apple parece estar a seguir a mesma filosofia. A Touch Bar é o mais próximo de alguma tactilidade que podemos ter num MacBook Pro actualmente – é uma barra no teclado que podemos personalizar, para cada aplicação, com as teclas e ferramentas que nos dão mais jeito.

Para já, a Touch Bar só está disponível na linha Pro, mas utilizadores do MacBook Air podem recorrer a outra solução. Chama-se AirBag, foi apresentada e premiada na CES 2017. Trata-se de um sensor magnético que colocas em baixo do ecrã. Este acessório emite uma luz invisível que permite a ecrãs normais reconhecer gestos manuais. O AirBag liga-se ao portátil através de USB, transmitindo e processando os inputs do utilizador no ecrã via software.

AirBar, que já estava disponível para PCs Windows de 15,6 polegadas, vai estar disponível para qualquer MacBook Air de 13 polegadas por 99 dólares. As vendas arrancam em Março. A Neonode, fabricante do AirBar, promete o suporte para mais produtos da Apple até ao final do ano.

Esperemos que o Steve Jobs não se chateie…

Previous 10 anos de iPhone: o telemóvel que mudou o mundo
Next Almaraz: a central da discórdia