Bitcoin está a valer mais de 1000 dólares pela primeira vez em 3 anos


A moeda digital Bitcoin começou 2017 em grande, superando a fasquia dos 1000 dólares como já não acontecia desde Dezembro de 2013. Neste domingo, 1 de Janeiro, a criptomoeda disparou 2,5% para os 1022 dólares. Não foi tanto como há 3 anos, quando cotou nos 1 163 dólares.

Nesta terça-feira, a Bitcoin continua acima dos 1000 dólares, valendo 1018 dólares no Bitstamp, uma plataforma europeia que permite trocar bitcoins por dólares. Ao longo de 2016, a Bitcoin mais que duplicou de valor, apreciando 125%, refere a Reuters. Foi a moeda que mais valorizou no último ano.

Esta forte valorização da Bitcoin pode ser explicada com o aumento da procura na China, país onde o controlo de capitais é rígido e cuja moeda nacional, o yuan, desvalorizou 7% para o nível mais baixo dos últimos 20 anos. Também a vitória de Trump e do Brexit podem ter provocado receios quanto às economias norte-americana (do dólar) e britânica (da libra).

A agência noticiosa nota que, apesar de a bitcoin ainda ser caracterizada por um alto nível de instabilidade, as flutuações de valor têm sido menos vertiginosas e acentuadas nos últimos dois anos.

A Bitcoin tornou-se popular por permitir movimentar capitais anonimamente e evitar o controlo governamental. Na verdade, a criptomoeda não tem uma entidade central responsável, estando dependente de milhares de computadores em todo o mundo que validam as transações e que vão adicionando novas bitcoins ao sistema. Estima-se que sejam adicionados 12,5 bitcoins a cada 10 minutos.

Previous Novo serviço dos CTT permite comprar em sites que só enviam para os EUA
Next Franceses ganham direito a desconectar-se do trabalho