Washington Post lança extensão que verifica a veracidade dos tweets de Trump


Muito à semelhança da estratégia geral da sua campanha eleitoral, as intervenções públicas de Donald J. Trump são reconhecidamente divisórias, controversas, populistas e em muitos casos desprovidas de qualquer fundamento factual.

Particularmente no Twitter, rede social de eleição do agora 45º Presidente-Eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump é conhecido por publicações virais que vão desde tiradas passivo-agressivas altamente discriminatórias até opiniões e teorias sobre a actualidade que roçam de forma quase hilariante a total ignorância.

Por muito que as intervenções do vencedor das eleições norte-americanas de 9 de Novembro sejam constantemente contestadas e corrigidas nos mais variados meios de comunicação social, muitas pessoas ficam-se apenas pelas publicações de Trump, relegando para segundo plano qualquer análise ou fact-check feito às suas palavras.

É neste contexto que surge a RealDonaldContext , uma extensão desenvolvida pelo Washington Post que uma vez instalada (Chrome ou Firefox) fornece ao utilizador algumas linhas de contexto para os tweets de Trump na própria interface do Twitter.

A extensão, disponível até agora para Google Chrome e Mozilla Firefox, resulta de um esforço feito pela equipa editorial do Washington Post em “ajudar a assegurar que o público recebe a informação mais correta possível”, adicionando para isso “mais contexto ou correções aos tweets de Trump”. Ainda numa fase embrionária, a extensão demora algum tempo a atualizar – há que dar tempo aos jornalistas para fazer o devido contexto –, mas promete ser uma interessante ferramenta para fazer sentido das publicações de Trump, oferecendo também aos utilizadores a possibilidade de se informarem mais a fundo sobre a temática visada pelo presidente norte-americano.

Previous ‘Mr. Robot’ disponível em Portugal no Amazon Prime Video
Next Já podes ouvir “Xamã”, a nova faixa de ProfJam