Vem aprender a programar num dia aberto e gratuito na C. M. de Lisboa


var hour_of_code = {

local: ‘Salão Nobre C.M.L.’,
data: ‘12 de Dezembro 2016’,
horário_manhã: ‘10h-13h’,
horário_tarde: ‘14h-17h’

// Entrada Livre
}

inscreve_te_asap (
‘helloworld@academiadecodigo.org’
)

No próxima segunda-feira, dia 12, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai transformar-se, durante um dia inteiro, numa sala de aula onde se ensinará código. Estão convidados todos os que tenham o “bichinho” da programação, sejam crianças, pais, jovens, avós ou primas em segundo grau.

A iniciativa está integrada no projecto Hour of Code, organizado pela Code.org, uma entidade internacional, sem fins lucrativos, que se dedica a expandir a participação nas ciências da computação, tornando-a acessível em mais escolas e aumentando a inclusão de elementos do género feminino bem como estudantes de etnias subrepresentadas. O Hour of Code chega a Lisboa através da própria CML e da startup Academia de Código.

Na parte de manhã (10-13h), crianças do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, convidadas pela CML, vão aprender noções básicas de código. Enquanto isso, o vice-presidente da CML, Duarte Cordeiro, vai estar JavaScript. “Será o primeiro político português a escrever publicamente uma linha de código. E isso é mesmo fixe!”, diz-nos por e-mail Catarina Campino, uma das responsáveis pela Academia de Código. Em 2014, Barack Obama tornou-se o primeiro Presidente dos EUA a programar, depois de ter participado numa iniciativa Hour of Code.

“À tarde, temos as portas abertas a todas as idades e encaminharemos cada pessoa para fazer uma Hour of Code adequada à sua faixa etária e às suas competências intelectuais”, explica. Todas as mentes inquisitivas, dos 8 aos 80, estão convidadas a juntar-se à Academia de Código numa tarde (14-17 horas), durante a qual terão oportunidade de se iniciar nas lides da programação, ombreadas por quem trata a linha de comando por tu. A entrada é livre e gratuita, mediante inscrição prévia para helloworld@academiadecódigo.org.

A Hour of Code começou por ser uma proposta de aula introdutória ao pensamento computacional – com a duração de uma hora – concebida para desmistificar o código e provar que toda e qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta nova literacia. Desde então, assumiu a forma de um movimento global de celebração das ciências da computação, protagonizado por dezenas de milhões de crianças e adultos em mais de 180 países.

A Academia de Código existe para promover a literacia digital e a maravilhosa linguagem criativa e criadora que é o código. Domingos Folque Guimarães, Catarina Campino, Rui Ferrão, Joana Falcão, Rodolfo Matos e Nuno Campelo integram a equipa da Academia que participará nesta Hour of Code em Lisboa.

Para mais informações, consulta o evento no Facebook.

Previous Manto de gelo da Antártida Ocidental está a rachar de dentro para fora
Next Nova versão do Chrome para Android permite-te usar a internet offline