Será que a Wikipédia nos diz quais são as séries mais vistas do Netflix?


Partindo do princípio que, quando antes de nos atirarmos numa nova série, pesquisamos sobre ela no Google e, consequentemente, na Wikipédia, o The Outline analisou a popularidade das entradas na gigante enciclopédia online relativas a algumas das séries mais populares do Netflix.

Ao contrário das estações de televisão tradicionais, o Netflix não revela dados sobre a audiência dos seus conteúdos. Não sabemos quantas visualizações tiveram efectivamente séries como Stranger Things ou Black Mirror, apesar de a empresa ter toda a essa informação e saber muito mais ainda. Com o empurrão das suas agências de PR, o Netflix influencia global e directamente o buzz mediático que é criado em torno das suas séries, quer nas redes sociais, quer na imprensa.

Ou seja, podemos julgar pela quantidade de posts e de artigos que vimos e lemos sobre Stranger Things ou Black Mirror que todo o mundo se sintonizou no Netflix para assistir aos respectivos episódios, que estas duas séries bateram recordes de audiência, até porque o Netflix está disponível em todo o mundo. Mas será que não estamos a ser comidos apenas pela força de PR desta empresa de streaming?

O The Outline analisou o número de visualizações das páginas de Wikipédia sobre séries do Netflix no fim-de-semana após a respectiva estreia no serviço de streaming, e o resultado é este:

O gráfico mostra apenas séries que cujas entradas na Wikipédia tiveram pelo menos 100 mil pageviews no seu primeiro fim-de-semana (quase todos os conteúdos estrearam numa sexta-feira). Assinalado no gráfico está o único dado revelado pelo Netflix sobre a audiência de uma série, nomeadamente Orange Is The New Black. Através da Nielsen, a empresa disse que 6,7 milhões de pessoas assistiram á estreia da 4ª temporada no primeiro fim-de-semana.

Conforme nota o The Outline, analisar exclusivamente as visualizações de página na Wikipedia no fim-de-semana a seguir à estreia não é um método super científico e dá-nos apenas uma ideia da popularidade inicial. Alguns conteúdos podem ganhar audiência após um passa-a-palavra inicial.

Previous Uma ilustradora sul-coreana que explora da diversidade de pesos e formas do corpo
Next O “Last Christmas” de George Michael