O NewsMuseum, em Sintra, está nomeado para Museu Europeu do Ano


O NewsMuseum é um dos museus nomeados ao prémio de Museu Europeu do Ano de 2017, do Fórum Europeu dos Museus. O nome do vencedor, que vai suceder ao Polin – Museu da História dos Judeus Polacos, será divulgado durante uma cerimónia em Maio, em Zagreb (Croácia), na 40ª edição do prémio.

O NewsMuseum, em Sintra, foi inaugurado em abril de 2016 e tem-se assumido como uma janela aberta para o mundo dos Media e da Comunicação, e para o impacto destes na sociedade, recorrendo a uma forte componente digital e tecnológica.

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano – European Museum of the Year Award (EMYA) – é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu dos Museus (EMF) e também o mais prestigiado na Europa.

newsmuseummelhordoano_02

No total existem 46 candidatos, entre os quais se encontra o NewsMuseum, a maior e mais interativa experiência de Media e Comunicação da Europa. Da lista ainda fazem parte outros dois museus portugueses: o Museu do Dinheiro e o Museu de Leiria.

Criado em 1977 pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos que se dedica há cerca de 40 anos a várias iniciativas para promover processos inovadores no setor e reconhecer a excelência na cena museológica europeia.

Previous N Play, o “Netflix da NOS”, vai ser gratuito no fim-de-semana de Natal
Next Província do Canadá aprova rendimento básico universal