É impossível bloquear o Mark Zuckerberg no Facebook

O CEO do Facebook não pode ser bloqueado na sua rede social.

Para garantir a segurança e o bem estar online, o Facebook permite a qualquer utilizador bloquear outro e também o bloqueio de uma página ou de aplicação que, por um motivo qualquer, lhe seja incomodativa ou ofensiva. Contudo, a opção de bloqueio não funciona com toda a gente.

É impossível bloquear o perfil de Mark Zuckerberg no Facebook. Podes experimentar. Sem medos, clica no botão dos três pontos e depois escolhe a opção “Block”. Vai aparecer-te uma janela a explicar o que acontecerá se levares adiante o bloqueio; clicas em “confirmar” e já está. No caso de um utilizador comum do Facebook, deixarias de ver o seu perfil, bem como o seu nome em comentários ou mensagens. Mas, no caso do Mark Zuckerberg, nada acontece…

Apenas uma mensagem que diz que não podes bloquear aquele perfil naquele momento.

Em 2010, um artigo do Mashable explicava, citando fonte oficial do Facebook, que esse erro acontece “quando uma pessoa já foi bloqueada um determinado largo número de vezes”. E esclarece: “Em casos muito raros, uma campanha viral pode levar várias pessoas a erradamente bloquear a mesma pessoa. O objectivo deste sistema é proteger a experiência das pessoas visadas por essas campanhas.”

Ora, as novidades introduzidas no Facebook nem sempre foram consensuais. Do News Feed aos novos perfis conhecidos como Timelines, a empresa teve momentos complicados quando apresentou e lançou algumas das funcionalidades que são hoje indiscutivelmente populares. Actualmente, o Facebook tem tido mais cuidado quando introduz algo novo, quer realizando estudos de mercado, quer promovendo testes só com um grupo de utilizadores.

Nos primeiros anos do Facebook, bloquear o seu fundador foi visto como uma forma de protesto. O site BlockZuck.com, hoje indisponível, terá sido criado para promover um bloqueio global do perfil de Mark Zuckerberg em resposta a uma alteração na altura às definições de privacidade dos utilizadores.

Mark Zuckerberg parece ser o único perfil de Facebook que não pode ser bloqueado, depois de termos feito o teste com outras figuras bastante populares ou com muitos seguidores. Apesar de serem compreensíveis os motivos pelos quais não é possível bloquear o fundador do Facebook, fazê-lo deveria ser possível por uma questão de transparência e igualdade.

De referir que Zuckerberg pode ser bloqueado em outras plataformas que detém, como o Instagram. O executivo utiliza os seus perfis pessoais para anunciar algumas novidades do Facebook, bem como contar o que faz noutras actividades a que se dedica, incluindo causas sociais.

Por curiosidade, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, pode ser bloqueado no Twitter sem qualquer problema:

Previous Fraude na publicidade online: hackers fazem milhões por dia falsificando visualizações
Next O New York Times criou uma secção para proteger delatores