Com ou sem Gigafactory, a Tesla vai instalar 3 supercarregadores em Portugal


Nas últimas semanas, a Tesla tem motivado diversos comentários dos internautas portugueses depois de a empresa ter revelado estar a decidir a localização da sua segunda fábrica de baterias. Para já, existe apenas a certeza de que será construída na Europa e Portugal é uma das hipóteses.

A escolha da denominada Gigafactory deverá acontecer no primeiro trimestre de 2017. Será a segunda unidade fabril da Tesla de produção de baterias para carros eléctricos e, tal como a Gigafactory 1 – inaugurada no passado mês de Julho em Nevada, EUA – será abastecida apenas por painéis solares. Além de baterias de baterias de iões de lítio, a Tesla prevê fabricar também automóveis nesta fábrica.

A empresa de Elon Musk terá vários países debaixo de olho, incluindo Portugal. Segundo avançou fonte do Ministério da Economia ao Jornal de Negócios, a empresa norte-americana já se sentou à mesa com o Governo de António Costa para discutir a eventual instalação da Gigafactory 2 em Portugal. O jornal nota que “um investimento industrial desta envergadura insere-se que nem uma luva na estratégia que tem sido adoptada pelo Executivo de António Costa, que tem tentado atrair mais investimento estrangeiro para Portugal”. O nosso país pode ser atractivo não só pelas suas horas de sol, mas também por ser importante exportador de lítio, detendo algumas das mais relevantes explorações mineiras desse material.

Outros países como a vizinha Espanha ou a Holanda, também estão particularmente interessadas na Gigafactory. O Ministro da Economia holandês, Henk Kamp, anunciou recentemente no Parlamento que o seu Governo está a “empenhado activamente a persuadir” a Tesla a estabelecer a Gigafactory 2 no país. Em Portugal, existe um grupo de Facebook chamado “Bring Tesla Gigafactory to Portugal” com mais de 70 mil membros onde se discutem ideias e se acompanham todos os passos da fabricante norte-americana de veículos eléctricos de luxo.

Havendo ou não Gigafactory em Portugal, a Tesla vai instalar 3 supercarregadores no país. Os novos postos inserem-se nos planos de expansão para o próximo ano, detalhados no site oficial. De acordo com um mapa actualizado no fim-de-semana, um dos supercarregadores será colocado no percurso entre Lisboa e Porto, outro no Alentejo e um terceiro no Algarve.

Este investimento da Tesla em Portugal conjuga bem com o anúncio feito pelo Governo português em Agosto, relativo à expansão da Rede MOBI.E com a instalação de 174 pontos de carregamento, 50 serão de carregamento rápido, nas várias várias auto-estradas do país.

Os supercarregadores da Tesla são também postos de carregamento rápido, compatíveis unicamente com veículos da Tesla. Estas estações poderão fornecer até 50% da capacidade da bateria de um Model S em 20 minutos, por exemplo. A Tesla tem actualmente mais de 4800 supercarregadores espalhados pelo mundo.

Previous A Artsy apresenta os 10 acontecimentos de 2016 num site bem fixe
Next Não sabes o que oferecer no Natal? O bot da IKEA ajuda-te