As 100 fotografias mais influentes de sempre, segundo a Time


A revista Time lançou recentemente uma colecção online que é uma autêntica ode à história da fotografia e da humanidade. São as 100 imagens mais influentes de sempre, escolhidas a dedo pela redação da Time em colaboração com uma extensa lista de curadores, historiadores e editores de fotografia.

Desde a primeira fotografia alguma vez tirada, da autoria de Joseph Nicéphore Niépce em 1826, até à chocante imagem do corpo sem vida de Alan Kurdi, criança síria de 3 anos cuja trágica morte no ano passado se tornou num símbolo da recente crise de refugiados, a selecção da Time contempla mais de dois séculos de história imortalizados através da lente de vários fotógrafos ao longo dos anos.

100fotografiastime_02

Ainda que não exista uma receita definida que faça com que uma imagem seja “influente”, cada uma das fotografias escolhidas nesta coleção representam um ponto de viragem na história mais recente da humanidade, algumas por serem inovadoras ou simbólicas no seu género, outras por mudarem diretamente a forma como vemos alguns acontecimentos mundiais.

Cada uma das fotografias é acompanhada de uma citação que justifica o seu lugar de destaque na história da fotografia, juntamente com uma descrição que dá a conhecer um pouco mais da estória por detrás da mesma. Para além da coleção de imagens, a Time realizou também 20 curtos-documentários que relatam mais a fundo toda a envolvência histórica em torno de algumas das fotos mais icónicas da sua seleção.

Previous As primeiras confirmações para o Vodafone Paredes de Coura 2017
Next Capicua com banda no CCB: “É para manter a raíz – é quase destilar a música”