‘4 Your Eyes Only’: J. Cole e o poder da narrativa

Procurar
Close this search box.

‘4 Your Eyes Only’: J. Cole e o poder da narrativa

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Já podem ouvir o novo trabalho do rapper.

Após apresentar o documentário Eyez na semana passada, J. Cole lançou por fim o álbum 4 Your Eyez Only. À semelhança do anterior Forest Hills Drive, o novo disco não possui artistas convidados; cinco das faixas foram produzidas pelo próprio Cole. As restantes ficaram a cargo dos produtores Vinylz, Ron Gilmore, Elijah Scarlett, BLVK e Cardiak.

No filme que serviu de antevisão ao disco, estão presentes duas faixas sobre as quais se especulou se fariam ou não parte do produto final – “False Prophets” e “Everybody Dies”. O buzz gerado pelas aparentes referências a outros MC’s, como por exemplo Kanye West, nas faixas deixou o público entusiasmado e expectante. Contudo, nenhuma das duas músicas foi incluída no álbum agora lançado.

jcole4youryezonly_02

jcole4youryezonly_03

Neste disco, a música de J. Cole alcança um público em específico – a comunidade afro-americana. Com 4 Your Eyez Only, Cole assume-se um porta-voz das frustrações negras e revela uma postura mais activista no seu rap. Mesmo quem não sinta na primeira pessoa estas frustrações, através da musicalidade e histórias transmitas por J. Cole consegue interligar-se às mesmas. Construído sob uma narrativa em torno do seu criador, 4 Your Eyez Only é uma espécie de diário intimo que se transforma num livro aberto.

Composto por 10 faixas, é um projecto que marca pela coerência e realidade apresentadas. Sem depender de bangers alusivos a possíveis singles, na tentativa de capturar da atenção das massas, revela-se um disco de enorme coerência na passagem dos capítulos do fascinante livro que representa, preenchido pelas memórias e testemunhos de J. Cole.

4 Your Eyez Only está disponível para compra no iTunes e audição gratuita no Spotify.

jcole4youryezonly_04

4 Your Eyez Only:

  1. “For Whom the Bell Tolls”
  2. “Immortal”
  3. “Deja Vu”
  4. “Ville Mentality”
  5. “She Mine Pt. 1”
  6. “Change”
  7. “Neighbors”
  8. “Foldin Clothes”
  9. “She Mine Pt. 2”
  10. “4 Your Eyez Only”

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt