A Google quer melhorar a tua casa com uma coluna inteligente e um router poderoso


O 4 de Outubro de 2016 já está na história da Google como o dia em que a empresa deixou de ser exclusivamente uma empresa de software e se apresentou como uma empresa de software e hardware, parecida com a Apple. Além do Pixel (o seu primeiro “iPhone”), dos óculos de realidade virtual Daydream View e de um novo Chromecast, a tecnológica de Mountain View revelou um router chamado Google Wifi e os detalhes da coluna inteligente Google Home.

Estes dois últimos dispositivos destinam-se à tua casa e prometem melhorar o teu dia-a-dia. O Google Home é uma coluna onde podes ouvir música, rádio, as notícias e podcasts, independentemente do serviço que utilizes (Spotify, YouTube Music, Google Play Music…). Para pores algo a tocar, basta usar a voz e dizer, por exemplo, “OK Google my favourite playlist”; em alternativa, podes fazer streaming do audio do teu Android ou iPhone para o Home através de uma mesma rede wi-fi.

Um assistente pessoal em tua casa

O Google Home é também a tua nova secretária pessoal, que te diz o que tens na agenda para hoje, como está o trânsito para o trabalho ou que trajecto planeaste para aproveitar o domingo com a família. Mas o Home não é uma secretária convencional. Se quiseres saber o trânsito, fazer um cálculo, consultar a informação nutricional de uma batata, converter unidades monetárias ou traduzir uma palavra, a coluna da Google vai garantidamente ajudar-te.

googlehomewifi_02

O que torna o Google Home inteligente é o Google Assistant, o assistente virtual desenvolvido pela Google e que, por ser dotado de inteligência artificial, é capaz de entender um humano e desempenhar determinadas tarefas consoante o que este disser. Sem o Assistant certamente não existiria o Home.

Também encontras o Assistant no Allo (Android/iOS) e no Pixel. O Assistant vai buscar a informação de que necessita para te responder à tua conta Google ou ao motor de busca Google Search.

googlehomewifi_03

Naturalmente que o Home também é capaz de “dar uma mãozinha” lá por casa. Pode acordar-te de manhã, ligar as luzes quando chegas a casa (basta dizeres “OK Google turn on the lights”), ajudar-te a controlar o tempo na cozinha (temporizadores) ou organizar por ti a lista de compras (sempre que vires que precisas de algo, só tens de dizer o nome em voz alta e o Home adiciona o produto à tua lista no Google Keep). Como a Google vai permitir que qualquer programador crie integrações para o Home, a lista de funcionalidades desta coluna pode ser infinita. Garantida está já a presença da Uber – sim, podes pedir ao Home que chame um uber para a porta da tua casa.

Podes explorar todas as capacidades da coluna nesta página.

O Google Home apresenta um desenho elegante e discreto, que passa despercebido na decoração de uma casa. A coluna não tem botões, apenas uma superfície táctil que permite aumentar o volume ou activar o Assistant. Vai custar 129 dólares e chega em Novembro a alguns países.

Um router para teres net em toda a casa

O Google Wifi é um router de última geração que promete não deixar um único canto da tua casa sem ligação à net. Com o Google Wifi, podes criar vários pontos de acesso em diferentes divisões da casa – todos juntos esses pontos criam uma grande rede de internet, estável e rápida em qualquer lado.

Dessa forma, escusas de espalhar routers pela casa. Um só Google Wifi será suficiente para conectar uma casa de 140 metros quadrados e custará 129 dólares; se tiveres uma área maior (até 420 metros quadrados), podes comprar um pacote de três Google Wifi.

googlehomewifi_04

O Google Wifi é pensado para uma casa sofisticada, onde o filho está a jogar online em HD no quarto e o pai está a ver um filme em Ultra HD na sala. Segundo a Google, o Google Wifi é capaz de aguentar cinco streams de vídeo 4K em simultâneo e para tal conta com a ajuda de duas portas Ethernet, que conseguem receber, cada uma, uma velocidade máxima de 2 GB.

googlehomewifi_05

O software que corre no Google Wifi é fundamental para que tenhas o melhor sinal de rede no teu dispositivo, seja ele um telemóvel, computador ou consola. A ferramenta Network Assist automaticamente avalia o estado da rede em cada ponto de acesso e procura colocar o equipamento que estás a usar num canal wi-fi descongestionado. Esta ferramenta está disponível numa app dedicada ao Google Wifi, onde podes também receber alertas se a tua operadora estiver com alguma falha ou saber quantos GB a tua casa consome por mês. A aplicação monitoriza ainda todos os equipamentos conectados à tua rede wi-fi, permitindo-te determinar quais podem receber uma ligação mais rápida e desligar o acesso à net a partir de determinados dispositivos (útil para mandar as crianças comer ou dormir).

As pré-encomendas do Google Wifi vão arrancar em Novembro em alguns mercados.

Previous Este Shazam ocupa pouquíssimo espaço no teu telemóvel
Next A Internet já não pertence aos EUA, agora é de todos