Vai nascer um gigante corredor verde entre Monsanto e Alcântara dentro de um ano


A Câmara Municipal de Lisboa anunciou esta quarta-feira um projecto que vai mudar uma extensa parte da cidade: o corredor de Alcântara, entre Monsanto e o rio Tejo. Actualmente dominado por carros, a área vai ser intervencionada para dar espaço às pessoas e às bicicletas. Ao todo serão transformados 13 hectares de terreno ao longo de mais de três quilómetros.

O objectivo da Câmara é criar um corredor verde no vale de Alcântara que permita a ligação pedonal e de bicicleta entre o Parque Florestal de Monsanto ou o alto do Parque Eduardo VII e o rio Tejo. O ambicioso projecto vai ordenar o espaço público de uma zona muito desqualificada.

A intervenção será segmentada em quatro, conforme conta o site O Corvo. O primeiro será a área compreendida entre a Quinta do Zé Pinto e a estação de Campolide; o segundo corresponde à envolvente do Aqueduto das Águas Livres, sob cujos arcos se poderá, finalmente, caminhar; o terceiro será o novo Parque Urbano da Quinta da Bela Flôr, com quase cinco hectares e cuja intervenção inaugurará o conjunto de obras planeadas; o quarto e último segmento intervencionado será a artéria rodoviária, a Avenida de Ceuta, onde existirá circulação de água no corredor central.

corredorverdealcantara_02

corredorverdealcantara_03

Esse curso de água será alimentado pela com recurso a água reciclada proveniente da vizinha Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcântara. Essa água também vai ser utilizada na manutenção dos espaços verdes, que nascerão ao longo dos corredores ciclo-pedonais. A Câmara prevê a plantação de 700 novas árvores, bem como a instalação de novo mobiliário urbano e o melhoramento de toda a iluminação do vale e respectiva envolvente.

A criação deste gigante corredor verde em Alcântara representa uma evolução bastante positiva para a cidade de Lisboa, que, debaixo da actual autarquia, está a ficar mais amiga das pessoas e das bicicletas, através de uma reorganização inteligente das vias rodoviárias.

corredorverdealcantara_04

corredorverdealcantara_05

corredorverdealcantara_06

corredorverdealcantara_07

corredorverdealcantara_08

Previous Lotus Fever apresentam nova música: “Animal Farm”
Next A capital da Islândia apagou as luzes para apreciar a aurora polar