Os blogues da Google mudaram. Já não era sem tempo


Desde o início, os blogues foram o meio de comunicação privilegiado pela Google para anunciar novidades dos seus produtos ou contar histórias da cultura da empresa. Entretanto, apareceu o Twitter, o Facebook e o Google+. A comunicação da Google foi-se diversificando.

O Twitter ganhou relevância, principalmente depois de o Google+ não ter crescido como se pensava. Por arrasto, a presença no Facebook foi reforçada. Os blogues mantiveram-se até hoje. Dispersos pela internet. Cada produto ou serviço tinha o seu blogue, com um domínio próprio, onde as respectivas equipas anunciam as suas novidades e não existia um espaço que centralizasse toda a informação.

Hoje a Google decidiu mudar a sua blogosfera. Juntou todas as notícias sobre a empresa, o que faz e o que valoriza num único espaço, chamado Keyword e que fica no domínio blog.google. O Keyword divide-se em “Product News”, onde se pode ler sobre as novidades do Gmail, Android ou YouTube, e “Topics”, onde estão organizadas as histórias relacionadas com os valores e cultura da empresa.

googlekeyword_02

googlekeyword_03

Além de entradas de blogue, o blog.google mostra os tweets das múltiplas contas de Twitter geridas pela Google. Tudo muito bem organizado e visualmente apelativo. Para já, o Keyword reúne 19 dos antigos blogues da empresa. “O Keyword está desenhado para crescer e mudar connosco, pelo que à medida que introduzimos novos produtos e tecnologias elas podem encontrar a casa aqui”, lê-se num post de introdução. “E esperamos que gostem das imagens, vídeos e slideshows maiores e mais bonitos.”

Segundo a Google, o nome do espaço – Keyword – remete para os primórdios da empresa: é com uma keyword (ou palavra-chave) que se pesquisa na web. “As palavras-chave desbloqueiam informação, que é o que esperamos fazer aqui – disponibilizar uma fonte central e oficial para notícias sobre quem somos, o que fazemos e o que valorizamos”, é explicado na mesma nota.

googlekeyword_04

Os antigos bl0gues da Google eram desenvolvidos na plataforma Blogger, que a empresa comprou em 2003 e que ultimamente não tem sido actualizada com novas funcionalidades. O blogue do Blogger foi um dos que não transitou para o novo Keyword.

Previous Vídeo do Salão Erótico de Barcelona denuncia uma sociedade hipócrita
Next Já podes ouvir o novo disco de Bon Iver