Eis o drone da GoPro e novas câmaras de acção Hero5


A GoPro renovou nesta segunda-feira a sua linha de produtos com o lançamento de duas novas câmaras e o tão aguardado drone. A empresa norte-americana mostrou ao mundo as novas Hero5 Black e Hero5 Session – bem como o drone Karma –, que trazem novidades a nível de design e ainda na forma como são controladas.

Tal como aconteceu em 2014, a GoPro revelou duas câmaras no mesmo evento para chegar ao máximo de carteiras possível. A grande novidade em termos de gravação está no facto de tanto a Hero5 Black como a Hero5 Session filmarem nas resoluções de 4K a 30 fps (frames por segundo), de 2K a 60 fps ou de 1080p a 120 fps (a câmara mais económica não tinha a opção de filmar em Ultra HD). O estabilizador óptico de vídeo está tanto presente nos dois produtos.

Para além disso, ambos os equipamentos contam com comandos de voz, podendo, por exemplo, ligar e desligar a câmara ou começar a gravar um vídeo sem nunca lhe tocar. Para já, a GoPro disse que apenas estão disponíveis comandos de voz em sete línguas, inglês e espanhol incluído, mas que mais idiomas estarão por vir.

goprohero5karma_02

No que toca aos grandes diferenciais da câmara mais cara, a Hero5 Black traz ainda um sensor GPS, fotografias em RAW ainda um ecrã tátil de duas polegadas na parte traseira – algo que até então apenas havia no modelo económico.

No que toca ao design, a novidade passa pela resistência à água tanto da Hero5 Black como Session, sem a necessidade de uma capa protectora. A GoPro reduziu os preços dos seus novos produtos e a Hero5 Black começa nos 429 euros, enquanto a Hero5 Session fica por “apenas” 329 euros. Já se encontram à venda no site oficial.

GoPro Karma é um drone para ser controlado por duas pessoas

O anúncio do lançamento já tinha feito correr muita tinta desde o seu adiamento, no início do ano, e chegou finalmente nesta segunda-feira. O GoPro Karma é o drone por que todos esperavam, um quadricóptero compacto e que dispensa o uso do telemóvel para ser pilotado, já que é controlado por um telecomando dedicado.

goprohero5karma_03

Mas a GoPro pensou nas coisas da forma correcta e apresentou uma solução para quem não se dá bem a controlar tanto as hélices como a câmara do drone com o lançamento da app dedicada Passenger. Isto leva a que uma segunda pessoa controle as gravações directamente do telemóvel enquanto outra controla o trajeto do equipamento.

O Karma suporta qualquer GoPro, com a novidade de que o suporte integrado pode também ser removido, funcionando como um gimbal portátil. Os preços do equipamento vão desde 869 euros, apenas o drone com os respectivos acessórios, até 1199 euros – o pack Karma + Hero5 Black.

Previous Linha Verde do Metro de Lisboa vai receber 6 carruagens em 2017
Next Google Trips é a única app de que precisas quando viajas