Já podes instalar o Android 7.0 Nougat


Se és utilizador de um equipamento recente da linha Nexus, há boas notícias para ti. A Google vai começar a disponibilizar ao longo das próximas semanas a versão final do Android 7.0 Nougat. Depois de vários meses de rumores sobre o nome e de alguns betas públicos, surge agora a versão estável do mais recente sistema operativo da gigante das buscas para smartphones e tablets.

O nome é conhecido desde o fim de junho e a Google passou mesmo uma finta ao nome “Nutella”, enganando tudo e todos. Ao longo das próximas semanas, todos os donos de um smartphone Nexus 6, 6P, 5X ou dos tablets Nexus 9 e Pixel C irão receber a tão aguardada notificação a alertar para uma atualização via Air Update do sistema operativo, que traz algumas novidades.

A nível visual, a Google não mudou muito relativamente às últimas versões do sistema operativo, e grande parte dessas alterações já puderam ser vistas em algumas versões beta lançadas anteriormente. As duas principais novidades em termos de funcionalidades estão relacionadas com a barra de notificações e o multitasking – que agora é o VERDADEIRO multitasking.

androidnjachegou_02

Sim, é possível interagir com duas apps abertas simultaneamente e lado-a-lado tanto nos smartphones como nos tablets, embora quanto maior for o ecrã melhor será a experiência de uso. É possível, por exemplo, arrastar texto copiado de uma app para a outra mas, naturalmente, esta nova opção está dependente da compatibilidade das próprias aplicações, pelo que para já deverá apenas funcionar com as apps da Google.

androidnjachegou_03

A barra de notificações também foi melhorada e incorporou alguns tweaks que muitas fabricantes já implementavam nas suas versões modificadas do Android, como é o caso de poder responder diretamente a uma mensagem ou um email diretamente da notificação e a possibilidade de poder alterar a barra de acesso rápido. As notificações ficam agora agrupadas por aplicação.

De resto, o modo Doze, de poupança de bateria, foi melhorado, há novos emojis e as axtualizações de software são agora realizadas em background, ficando disponíveis quando reiniciares o equipamento. Recomendamos a análise mais detalhada do Gizmodo se quiseres ficar a saber mais.

Previous Chama-se ‘Refrigerantes e Canções de Amor’ e é o primeiro filme escrito por Nuno Markl
Next O Unbox Therapy está de volta com os giveaways e vai oferecer dezenas de iPhones e Galaxy S7