Dias 27 e 28, o Porto vai ser hackeado


A 7Graus, uma empresa portuense dedicada à distribuição de conteúdos online, volta a desafiar programadores, designers, empresários e criativos para que, em 24horas, desenvolvam uma aplicação que venha a melhorar a vida na cidade. O Hackacity acontecerá nos dias 27 e 28 de Maio simultaneamente em diferentes cidades do mundo, incluindo Porto.

Depois de uma primeira edição com 40 participantes e 10 soluções apresentadas, a 7Graus, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, traz de volta o Hackacity, desta vez com um upgrade: o hackathon acontecerá ao mesmo tempo em Amersfoort, Holanda, em Santander, Espanha, e em Olinda, Brasil.

O Hackacity é uma maratona de programação onde os participantes são convidados a desenvolver aplicações que tenham impacto na vida da cidade, usando big data. Os interessados têm até 20 de Maio para se inscrever e terão ao seu dispor dados sobre mobilidade, turismo, ambiente e segurança, para o desenvolvimento de aplicações que melhorem a vida de quem vive ou trabalha no Porto ou a experiência de quem visita a cidade.

Estas aplicações poderão cobrir questões como apoio aos cuidados de saúde, gestão de tráfego e estacionamento ou, por exemplo, questões relacionadas com informação turística. “Temos os dados, temos a tecnologia. Faltam as pessoas para implementar soluções”, refere Rui Marques, director da 7Graus, em comunicado.

A 7Graus quer, desta forma, contribuir para a ligação e modernização de infraestruturas, tecnologias e serviços dos principais setores urbanos, melhorando a qualidade de vida, competitividade e sustentabilidade da cidade.

A organização conta também com o apoio da Comissão Europeia, da plataforma FIWARE, da Open Agile Smart Cities, Grow Smarter e da Ubiwhere no fornecimento dos dados e apoio técnico aos participantes. Mais detalhes no website: www.hackacity.eu.

Previous Handys: os prémios para os maiores “gabarolas” da publicidade
Next Arco do Cego vai ser reformulado devido ao ajuntamento massivo de estudantes