eSports estão a chegar à “arena” da RTP


Chama-se RTP Arena e é a marca da estação pública de televisão para os eSports. A partir de 29 de Abril, a RTP1, a RTP3 e também o online da RTP vão transmitir, em directo e em diferido, ligas nacionais e internacionais dos chamados desportos electrónicos, mas não só.

O site arena.rtp.pt será o ponto central de toda a programação, através da plataforma de streaming RTP Play. Nesse portal, adeptos de League of Legends e de outros jogos vão poder assistir a ligas nacionais e internacionais, ler notícias e também ver tutoriais. Para já está confirmada a transmissão das fases mais importantes da Liga Portuguesa de League of Legends (LPLoL).

Também no arena.rtp.pt será disponibilizada uma websérie ficcional. Os Jogadores vai retratar o percurso de um jovem jogador até à final europeia de League of Legends, abordando temas como o papel das novas tecnologias no desenvolvimento dos jovens.

O “espectáculo do gaming”, como lhe chama a RTP, vai chegar também à RTP1 e RTP3 com “um magazine semanal pensado para alcançar o target de aficionados e jogadores”, refere a estação. Este programa terá uma duração de 25 minutos e vai falar de notícias e eventos organizados à volta do universo dos eSports a nível nacional e internacional.

É a primeira vez em Portugal que os eSports são tidos em conta por um canal de televisão em sinal aberto. Num relatório da PwC, conhecido esta semana, estima-se que, em 2016, a indústria dos desportos electrónicos venha a representar 500 milhões de dólares. O mesmo documento indica que, no espaço de um ano, os eSports tiveram uma valorização superior a 40%.