Este é o LG G5, um telemóvel modular que tem dois “amigos” especiais


Um dia antes do MWC arrancar oficialmente, várias empresas estão a aproveitar para apresentar novos produtos. É o caso da LG que veio a Barcelona mostrar o seu novo topo-de-gama, o LG G5, e alguns novos amigos, como uma câmara 360º e uns óculos de realidade virtual.

lgg5mwc16_02

Porque praticamente todos nós já temos um smartphone no bolso, a LG não entrou em detalhes quanto às especificações do seu novo G5; optou por falar das características que o distinguem da concorrência. Desde logo, o facto de ser modular. A parte debaixo do equipamento pode ser facilmente removida para substituir uma bateria gasta por uma carregada – ou para incorporar um módulo de câmara (o LG CAM Plus) que oferece botões físicos para captar ou fazer room, por exemplo; funcionalidades avançadas de foco e exposição; e ainda 1 200 mAh extras de bateria.

lgg5mwc16_03

Há um outro módulos que podes adicionar ao G5. Trata-se de um leitor Hi-Fi portátil para todos aqueles que procuram música de alta qualidade no telemóvel.

Outra característica do LG G5 é a amplitude angular das suas câmaras: uma lente de 135º na câmara traseira e outra de 78º na câmara frontal, permitindo “mostrar” mais numa só fotografia. A LG diz que esta maior amplitude angular é boa para captar paisagens, edifícios altos e grupos grandes de pessoas.

lgg5mwc16_04

A terceira principal funcionalidade do G5 é o ecrã que está sempre ligado, mostrando as horas e a data mesmo quando o telemóvel está a “dormir”. De acordo com a fabricante, este ecrã não vai ser uma preocupação ao nível da bateria, uma vez que consome apenas 0,8% desta por hora. Além disso, não é todo o ecrã que está sempre ligado, apenas a parte dele em que aparece o conteúdo. Por outro lado, a LG diz que os consumidores ligam o seu telemóvel 150 vezes do dia para na maior parte dessas vezes ver as horas. Ora quando o fazem é todo o ecrã que se liga, pelo que esta nova funcionalidade vai fazer com que, no final do dia, a bateria do equipamento dure mais.

O LG G5 é, por si, só um telemóvel – com algumas características que o diferenciam dos outros telemóveis. Contudo, são os “amigos” (a palavra é da própria LG) que tornam o G5 único. Um desses “amigos” é o LG 360 CAM, uma pequena câmara que funciona exclusivamente com o G5 e que permite captar imagens e vídeos em 360º. Está equipado com duas câmaras de 13 megapixels e de 200º de amplitude, uma bateria de 1 200 mAh e 4 GB de memória interna. O conteúdo captado com esta LG 360 CAM pode ser carregado para o Google Street View ou YouTube.

lgg5mwc16_05

Outro “amigo” do LG G5 chama-se LG 360 VR e são uns óculos de realidade virtual na mesma linha do Samsung Gear VR. São mais pequenos e leves que as soluções da concorrência, pesando apenas 118 g. Prometem uma imagem de 639 ppi. O LG 360 VR só pode ser usado com o G5 e serve para ver as fotos e vídeos feitos com a LG 360 CAM e também todo o conteúdo disponível para o Google Cardboard.

lgg5mwc16_06

lgg5mwc16_07

De resto, o LG G5 vem com um processador Qualcomm Snapdragon 820, um ecrã de 5,3 polegadas e resolução 2560 x 1440 pixels, memória RAM de 4 GB, 32 GB de armazenamento interno, câmara frontal de 16 megapixels (as fotos com a amplitude angular de 135º são de 8 megapixels), bateria de 2 800 mAh e sistema operativo Android 6.0 Marshmallow. A entrada é USB-C e as cores são prateado, cinzento escuro, dourado e rosa. Não foram detalhados os preços para nenhum dos equipamentos.

mwc16banner

Previous A Huawei entrou na corrida dos híbridos com o MateBook
Next E se te disséssemos que as drogas não são viciantes?