Estrutura artística ‘Metamorfose’, no Porto, recebe prémio do site Designboom


O projecto Porto Light Experience, no contexto da obra Metamorfose, da autoria dupla de arquitectos FAHR 021.3, alcançou o terceiro lugar no concurso internacional Happy LED Life, promovido pelo site Designboom, que visava premiar obras internacionais cujas intervenções tivessem relevância no espaço público através da aplicação da tecnologia LED.

happyledlifemetamorfose_02

A Metamorfose está instalada no coração da baixa do Porto, mesmo ao lado da estação de São Bento, na Ruína da Oliva. Surgiu a partir de uma candidatura para um projecto de reabilitação de algumas zonas da invicta e sem perder a essência do contexto onde se insere, “Metamorfose” une o mundo contemporâneo da intervenção com o olhar antigo da cidade.

happyledlifemetamorfose_03

happyledlifemetamorfose_04

happyledlifemetamorfose_05

O projecto vencedor do terceiro lugar desta competição internacional criado pela famosa revista digital Designbloom desenvolveu uma ligação entre os residentes e visitantes e o espaço físico da cidade. O sistema de iluminação LED utilizava as mais recentes tecnologias que permitia a programação dinâmica digital para que se  desenvolvesse o potencial de interactividade com os cidadãos, residentes e visitantes. Além desta interação, a programação digital permitia outro tipo de animação como reação ao som através do cabo DMX ou variação de intensidade de luz por sinal de vídeo.

Texto de: Ana Carvalho
Editado por: Mário Rui André