Os filmes de uma vida num milhão de frames


filmes de uma vida milhão de frames

Já todos ouvimos dizer que, no último segundo antes da morte, todas as memórias da nossa vida passam em frente aos nossos olhos como flashes. É até provável que o tenhamos ouvido da boca de mais do que uma pessoa. Este é um mito (?) que chegou até nós num determinado momento das nossas vidas e das mais diversas formas.

Para Candice Drouet, Really Dim no Vimeo, esse momento aconteceu quando viu pela primeira vez o filme American Beauty (1999). A frase “I had always heard your entire life flashes in front of your eyes the second before you die” foi o que o levou à criação do projecto visual “1 000 000 Frames”, que promete ter mais 99 partes.

Se a vida inteira pode passar-nos à frente num segundo, porque não compilar 1 milhão de frames dos filmes de uma vida em 100 vídeos com um ritmo alucinante? O desafio materializado neste primeiro vídeo levou mais de 2 meses de trabalho a ser cumprido, mas o resultado final vale bem a pena. Na primeira parte desta montagem super acelerada, as referências são variadíssimas, quase incontáveis e identificá-las pode ser parte do desafio que é ser bombardeado por 1 milhão de frames de algumas das melhores obras da sétima arte. As partes seguintes deste projecto poderão ser encontradas no conta do autor no Vimeo ou por aqui, sempre que se justificar.

(Artigo actualizado a 2 de Novembro de 2015)