Esta é a Aquila, a aeronave que o Facebook construiu para começar a espalhar net pelo mundo


Foi com pompa e circunstância que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a construção da primeira aeronave de largo porte capaz de dar acesso à internet aos quatro cantos do mundo. Chama-se Aquila, é uma aeronave não tripulada que funciona por inteiro a energia solar e assemelha-se muito a uma espécie de massivo hotspot aéreo, capaz de gerar conectividade à internet a partir dos céus a mais de 10 milhas de distância e a uma velocidade de aproximadamente 10 gigabytes por segundo.

Construído pela equipa do Facebook no intuito da iniciativa Internet.org, o Aquila promete revolucionar a forma como as áreas menos desenvolvidas do planeta conseguem aceder à web não só pela grande potência do seu sinal, que é transmitido com recurso a ondas radiofónicas e a uma inovadora tecnologia de laser, mas também devido à enorme autonomia do engenho, que está preparado para se manter no ar de forma auto-suficiente por períodos de tempo que chegam aos 4 meses.

Com uma largura superior à de um avião comercial Boeing 737 mas com peso inferior ao de um automóvel normal, a construção do Aquila pode ser encarada como o primeiro grande passo em direção a um mundo totalmente conectado à internet, que é, por sinal, o grande objetivo da Internet.org. Esta é iniciativa criada pelo Facebook há cerca de um ano e que conta com a parceria de grandes marcas de telecomunicações e software, entre as quais a Samsung, MediaTek, Qualcomm e até a Nokia, e que tem por missão fazer chegar internet aos cerca de 4 biliões de pessoas que, pelos mais variados motivos, continuam offline. A iniciativa criada pela maior rede social do mundo trabalhou no passado ano com operadoras móveis em mais de 17 países, e diz ter conseguido proporcionar serviços básicos de internet a um bilião de pessoas. A apresentação do Aquila é assim o iniciar de uma nova etapa para a internet.org, sendo a futurística aeronave capaz de expandir os horizontes no trabalho feito até agora ao possibilitar chegar a muito mais pessoas com um sinal muito mais forte

Numa publicação feita na sua página pessoal, um orgulhoso Zuckerberg reafirmou a dedicação do Facebook em levar internet aos quatro cantos do mundo, deixando o mote relativamente à construção do Aquila. “Usando a nave para conectar comunidades usando lasers pode parecer ficção científica. Mas ficção científica é muitas vezes apenas a ciência antes do seu tempo. Nos próximos meses, vamos testar estes sistemas no mundo real e continuar refinando-os para que possamos transformar suas promessas em realidade”, disse.

I’m excited to announce we’ve completed construction of our first full scale aircraft, Aquila, as part of our…

Posted by Mark Zuckerberg on Thursday, July 30, 2015

Previous Mapas da Nokia passam para as mãos de 3 grandes da indústria automóvel
Next A cura para a ressaca dentro de uma pêra