O que é que telemóveis, roupa, Google e Levi’s têm em comum?


Estamos a caminhar para um mundo onde tudo vai ser inteligente: relógios, telemóveis, televisores, torradeiras, frigoríficos e até mesmo a roupa. Nesta sexta-feira, durante a Google I/O, a Google apresentou o Project Jacquard, uma forma de colocar as roupas em interação com os smartphones e tablets através do uso de tecidos próprios com fios condutores.

É mais uma das invenções da gigante tecnológica que daqui a uns anos poderá ser bastante comum por essas lojas foram. Na prática, o Projeto Jacquard quer tornar possível interacções de gesto e toque em têxteis, de forma a que objectos quotidianos, como roupas e móveis, possam ser transformados em superfícies interactivas.

Uma vez mais, a Google não deu grandes detalhes do projecto e optou antes por apresentar as suas bases: através de um novo fio de tecido, que conduzem energia eléctrica, vai ser possível que as roupas funcionem como um “acessório” para smartphones, criando, por exemplo, um touchpad nas tuas calças de ganga.

Esse novo fio de tecido, chamado Jacquard, combina finas ligas metálicas com fios naturais e sintéticos, como algodão, poliéster ou seda, sendo o resultado um fio suficientemente resistente para ser tecido em qualquer tear industrial. Ao tecido final pode ser acrescentados sensores de toque e gestos, bem como luzes LEDs como outputs capaz de dar feedback ao utilizador.

O desenvolvimento e criação de tudo isto é da autoria do grupo de pesquisa Google ATAP, que no I/O 2015, nos apresentou também o Project Soli.

A forma de comunicação entre as roupas e os dispositivos espera-se que seja um certo tipo de wi-fi de baixo consumo de energia mas, como já foi dito, as informações são escassas e as perguntas são muitas. Enquanto esperas pelas respostas, assiste ao vídeo em cima que te vai deixar ansioso para que tudo isto seja uma realidade. Com ele vais perceber que a Levi’s é um dos primeiros parceiros da Google neste projecto.